10 Maneiras diplomáticas de negar o empréstimo de um livro

Hoje mais uma lista colaborativa no Listas Literárias. A dica da vez é da leitora do blog, também autora e blogueira, Zulmira Carvalheiro, que nos ensina a diplomacia na hora do empréstimo de livros. Se você também possui uma lista criativa e gostaria de compartilhar com os leitores do blog envie para o e-mail listasliterarias[@]gmail.com

***

Se você ama os seus livros e fica inseguro ao emprestá-los, ou simplesmente odeia quando alguém lhe pede algum, imprima a lista abaixo e mantenha em lugar acessível. Escolha a alternativa que melhor se adapta ao perfil psicológico do requerente e use sem moderação. Se a pessoa é cara-de-pau e pedir outro, use outra das opções disponíveis. É garantido que, após a quinta recusa, a criatura vai se tocar.

1 - Requerente com tendências hipocondríacas: Desculpe, não posso emprestar este livro! Ele foi manipulado por uma pessoa com o vírus HNVE, então vou ter que encaminhá-lo para ser incinerado no Instituto Adolfo Lutz. (HNVE significa “Hoje Não Vou Emprestar”)

2 - Requerente que preza os laços familiares: Desculpe, não posso emprestar este livro! A minha avozinha me pediu antes. Infelizmente ela lê muito devagar, então nem posso dizer quando será devolvido.

3 - Requerente religioso: Desculpe, não posso emprestar este livro! Ele foi deixado para mim em testamento com a condição de que eu nunca deixasse outra pessoa ler. Não posso contrariar o último desejo de um moribundo.

4 - Requerente moralista: Desculpe, não posso emprestar este livro! A pessoa para quem emprestei antes teve um surto psicótico e escreveu palavrões e fez desenhos pornográficos em várias páginas. Minha religião não permite expor um amigo a tão execrável conteúdo.

5 - Requerente CDF: Desculpe, não posso emprestar este livro! Estou fazendo um trabalho baseado nele para a faculdade. Vai levar muito tempo porque o professor é rigoroso e exige muito detalhamento.

6 - Requerente com tendências artísticas: Desculpe, não posso emprestar este livro! Acabei de entrar para um grupo de teatro e vamos encenar uma peça baseada no livro. É o único exemplar que temos, por isso ele vai ficar ocupado por muito tempo.

7 - Requerente com mania de limpeza: Desculpe, não posso emprestar este livro! Estão faltando muitas páginas. É que precisei usar um banheiro público com urgência, e lá não havia papel higiênico. Por isso tive que improvisar, se é que você me entende...











8 - Requerente que acredita em ETs: Desculpe, não posso emprestar este livro! Recebi uma mensagem telepática de um ET que me mandou decifrar a mensagem criptografada neste livro. Vou ter que trabalhar muito até decodificar a mensagem para depois avisar as autoridades.

9 - Requerente místico: Desculpe, não posso emprestar este livro! Ele foi usado em um ritual esotérico para desbloquear os meus caminhos literários. Agora tenho que sair e enterrá-lo no jardim da primeira biblioteca que encontrar pelo caminho.

10 - Requerente que aprecia a decoração de interiores: Desculpe, não posso emprestar este livro! O pé da minha escrivaninha quebrou e ele é o único com a espessura certa para servir de calço!

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem