10 Grandes Escritores que foram parar na cadeia

Algumas das mentes mais brilhantes da literatura acabaram tendo problemas com a lei ou com a política, e por isso fazem parte desta lista com uma seleção com 10 grandes escritores que foram parar no xilindró.

1 -  Marquês de Sade: Talvez dentre os escritores é o que mais conheceu e mais vezes a prisão. Escritor libertino vem de seu sobrenome o termo sadismo. Boa parte de sua literatura foi escrita dentro da prisão da Bastilha onde foi encarcerado diversas vezes, inclusive por Napoleão Bonaparte.

2 - Cervantes: Um dos maiores escritores da literatura mundial passou por problemas depois de serem encontradas discrepâncias em suas contas, o que lhe rendeu a cadeia em Sevilla.

3 - Aleksandr Solzhenitsyn: Em fevereiro de 1945, enquanto servia na Prússia Oriental, ele foi preso por escrever um comentário depreciativo em uma carta a um amigo, ND Utkevich, sobre a condução da guerra por Josef Stalin. Em 1970 foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura.

4 - Oscar Wilde: Escritor reconhecido por seu trabalho brilhante foi condenado a 2 anos por "atentado violento ao pudor" praticado com outros homens.

5 - Jorge Amado: Um dos escritores brasileiros mais traduzidos pelo mundo, diz-se também que foi um dos mais espionados por causa de sua ligação com o comunismo. Esteve preso entre os anos de 1936 e 1937 por se opor ao "Estado Novo".

6 -William Burroughs: Chegou a ficar 13 dias na prisão no México pela morte de sua esposa num disparo durante um jogo de "Guilherme Tell" em que estavam todos bêbados. Seu irmão subornou alguns advogados e funcionários conseguindo sua libertação no Novo México, onde a família tinha uma casa em que ocorreu o fato.

7 - Ken Kesey: Considerado por alguns um elo entre a geração beat e os hippies foi preso por posse de maconha em 1965. Em uma tentativa de enganar a polícia, ele chegou a simular seu próprio suicídio.

8 - Camilo Castelo Branco: Um dos principais escritores portugueses casou-se muito cedo aos 16 anos, e foi preso por adultério por envolver-se com uma prima de suas esposa. 

9 - O. Henry: Escritor americano que criou o termo "República de Bananas" para ditaduras tropicais na América Latina foi preso por causa de problemas com a receita federal sendo condenado a 5 anos de prisão por desvio de fundos.  

10 - Graciliano Ramos: Outro escritor brasileiro a ser detido por causa da ligação com o partido comunista. Detido foi enviado ao Rio de Janeiro no porão de um navio, onde foi encarcerado. Da prisão nasceu o livro Memórias do Cárcere, onde relatou os acontecimentos da sua vida e dos presos pelo "Estado Novo." 

3 Comentários

  1. São escritores que fazem da própria dor, inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Literatura é o espirito imortal...

    ResponderExcluir
  3. Como é que Dostoiévski, que chegou a ir ao paredão para cumprir sua pena de morte por fuzilamento, que escreveu um livro inspirado em sua experiência preso na Sibéria, não está nessa lista?!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem