10 Motivos para não emprestar seus livros de jeito nenhum...

Sim, esta não é uma lista politicamente correta. Que dane-se o bonito discurso de se multiplicar os leitores, pois para um apaixonado por seus livros, um dos momento mais dolorosos e angustiante é quando justamente uma alma que talvez até seja boa, chega com a seguinte frase: Nossa que legal. Queria tanto ler... Me Empresta? E eis nesta lista algumas razões para dizer não:

1 - Eles não voltam: Pois é meus amigos, segundo o Literary Institute List, of Big Swanp City, 98,7% dos livros que você empresta, tendem a sumir misteriosamente sem explicações convincentes, em que o responsável pela abdução interplanetária de seu livro também sequer sabe onde foi parar;

2 - Maldita Roda: Parte dos desparecidos some no buraco negro da Roda de Empréstimo, em que naturalmente aquele que lhe tomou emprestado, empresta a outro, e para outro... Aí já viu né...

3 - Eles nunca mais são os mesmos: E quando alguns conseguem voltar, esteja preparado, pois grande parte dos heróis que são emprestados voltam com as escoriações de guerra, pois quem dificilmente terceiros tratam livros como o próprio, dono, ou como o dono gostaria, com suas manias peculiares...

4 - Evita hipertensão: Sim, todo fanático por seus livros não consegue dormir, pensando em como estará seu filhote fora de casa. A agonia de imaginar ele regressando com orelhas e amassados eleva a pressão... Aliás, o pensamento na simples possibilidade que ele não volte é para quase dar um infarto... 

5 - Mantém amizades: Confessa aí, você não manteria a mesma cara de felicidade ao reencontrar aquele amigo que te pediu Guerra dos Tronos para ler, e nunca mais devolveu? Pois é, se você não tivesse emprestado, não teria esse clima;

6 - De certa forma você está seguindo preceitos católicos: Sim, quem não lembra que a própria igreja é uma das que mais cometeu usuras quanto aos livros, relegando-os a uma meia dúzia de sábios o acesso a leitura. Sei que não é o melhor exemplo, mas que serve de desculpa, a isso serve;  

7 - Não deixar sua estante feia: Tem coisa mais nervosa e triste que olhar para estante e ver o vazio causado pela falta do livro emprestado. Ele nasceu para estar ali. Então não há porque tirá-lo de lá; 

8 - Aquecer o mercado editorial: Vejamos a coisa toda por um lado macroeconômico. Se não emprestarmos livros, mais gente acaba comprando. Com mais gente comprando, mais os preços podem reduzir. Além disso, um volume maior de livros vendidos, certamente acarreta em mais necessidades de trabalhadores no mercado editorial... 

9 - É bonzinho: Se você não emprestar será poupado de desdenhadores que além de tudo não pagaram para ler o livro, ou será que ninguém ai emprestou o livros, e quando de a sorte de receber de volta escutou: "é bonzinho!"

10 - Proteja seus filhos: Você emprestaria seus filhos? Eu também não. O fato que para muitos apaixonados por livros, estes são como um filho, e deste modo sabemos que a melhore forma de proteção é tendo-os sob nossos olhos...

* Obviamente este texto é fruto de uma brincadeira e deve ser visto como tal. Números daqui são mentirosos (ou não)... E para sermos imparciais, em breve teremos uma lista com os motivos para emprestar seus livros...

45 Comentários

  1. Puxa vida, e eu me achava "louca" pelos meus livros. Bem, eu sou. E, minha paixão por livros é tamanha que eu, confesso, não devolvo, vai pra minha estante. Por isso eu não pego emprestado; anoto o nome e compro o livro. E não empresto, se quero muito que alguém leia, compro no sebo e dou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, bem legal... de fato apaixonados por livros tem ações peculiares...

      Excluir
  2. Ri muito com o post. Como diria o ditado, a carapuça serviu direitinho heheheh...
    Mas esta deve ser uma verdade universal: leitores assíduos tendem a ser extremamente possessivos com seus livros.
    Imagine vc que eu fazia um discurso de dez minutos para a pessoa que solicitava livro emprestado, e mesmo assim, uma criatura devolveu o livro com a capa amassada, e o pior de tudo, nem leu o livro...
    Assim, aumentei meu discurso para trinta minutos e agora só empresto para pessoas que realmente confio que irão cuidar e devolver heheheh...
    Excelente post.
    Abraço,
    Alexandre
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo já aconteceu de eu emprestar, e a pessoa pegar sempre com as mãos úmidas, aí já viu né?

      Excluir
  3. Eu já emprestei livros para meus "amigos" e eles sumirão em algum buraco negro...nunca mais eu os vi.:(

    ResponderExcluir
  4. Oi Douglas!

    Concordo com você, livros são como filhos!

    Desde que comprei Pirâmide Vermelha lacradinho e uma "amiga" pediu emprestado (eu não queria emprestar), mas a pessoa perturbou tanto que acabei emprestando, ai meu bebê volta até amassado. Gente, fiquei com uma raiva imensurável, e ainda deu a desculpa que tava amassado por causa da bolsa. POR QUE COLOCOU NA MALDITA BOLSA???? Tinha saco ou pasta não?

    Até hoje quando olho sinto raiva, kkkk.

    Adorei o blog, se puderem visitem o meu tb - www.falandodelivros.com.

    ResponderExcluir
  5. Concordo totalmente com essa lista, mesmo que pareça algo grosseiro. Douglas, você mesmo já disse que essa questão do politicamente correto está destruindo a sociedade. Já perdi a conta de quantos livros eu emprestei e nunca mais vi. Como já avisava o escritor francês Anatole France: "Não empreste seus livros: ninguém jamais os devolverá. Os únicos livros que tenho em minha biblioteca são livros que me foram emprestados." Quanto a motivos para emprestar seus livros só consigo pensar em um: se você não quiser mais o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs... Gostei do motivo para emprestar!

      Excluir
    2. Uma oportunidade para uma oferta de crédito.
      Você precisa de um empréstimo? Sem sair de casa?
      E você está tendo problemas para obter um empréstimo de bancos?
      Ou gostaria de aproveitar as condições mais vantajosas?
      Eu sou o Sr. Anderson Martins tenho um capital que vai ser usado para
      conceder empréstimos de curto e longo prazo de
      $ 5.000 a $ 10.000.000 é o montante emprestado.
      Mesmo se você estiver registrado em seu país e não tiver acesso a financiamento,
      entre em contato comigo até maio ou whatsapp wa.link/2f7td1
      martinsanderson@outlook.fr.
      seus projetos ou saia do impasse:
      * Financeiro
      * Empréstimos de investimento
      * Recompra de crédito
      * Empréstimos pessoais
      Ps: Nosso SUCESSO NO TRABALHO É 100%
      Andersonfinance está aqui para ajudar!
      Não hesite em contatar:
      WhatsApp: wa.link/2f7td1
      E-mail: martinsanderson@outlook.fr
      Sinceramente.

      Excluir
  6. CONCORDO PLENAMENTE COM TODO O TEXTO, É A MAIS PURA E ABSOLUTA VERDADE! ODEIO E NÃO SUPORTO VER A CARA LIZA DE QUEM ME PEDIU ALGO EMPRESTADO E NUNCA DEVOLVEU... ACHO UM MÃO DE VACA, PÃO DURO QUEM PEDE LIVRO EMPRESTADO...EU MANDO COMPRAR E DOU ATÉ O ENDEREÇO!

    ResponderExcluir
  7. isso tudo é ridiculo, livros servem pra serem lidos, e se ele estiver feio, sujo ou amaçado ótimo, isso quer dizer que ele esta sendo usado, e nao é isso que todos querem,que mais pessoas leiam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então cara, eu penso o seguinte, se ele estiver feio, sujo ou amaçado, isso quer dizer que ele está sendo MAL usado pelas pessoas. Possuo livros que ja lí mais de 3 vezes e estão em perfeito estado.
      Portanto, sujeira não é sinônimo de uso e sim maus tratos ^^
      O ato da leitura deveria ser como num ritual, com procedimentos, uma preparação, como por exemplo lavar as mãos...kkk

      Excluir
    2. Diego, livros custam dinheiro, e às vezes saem bem caros. Você gostaria que alguém pedisse algo que você comprou emprestado (qualquer coisa) e devolvesse todo estragado? Eu imagino que não. Então por que com livros tem que ser diferente? Leio muito e todos os meus livros são limpos, porque não fico manuseando enquanto como e, quando não são meus, não levo para a rua. Tem alguns livros que ficam sujos de um jeito que é até inexplicável, que nem eu sendo até um pouco descuidada às vezes, não consigo sujar daquela forma! E sim, concordo que tem que haver mais leitura, mas se você está com algo QUE NÃO É SEU, não é de senso comum cuidar melhor ou devolver? As pessoas confundem a palavra "emprestar" com a palavra "dar" tão facilmente assim?

      Excluir
  8. Emprestar o livro seria o mesmo que emprestar a escova de dentes, não dá certo.



    Linkicha - Agregando ótimos links: www.linkicha.com.br

    ResponderExcluir
  9. nao empresto meus livros e filmes do harry potter, senhor dos aneis e narnia jamais sao minha vida principalmente HP *------*

    ResponderExcluir
  10. Só empresto para quem de fato faz por merecer minha confiança.

    ResponderExcluir
  11. a verdade é que quem pede emprestado não vai ler o livro, ai vai ficar enrolando para devolver com vergonha de vc perguntar algo da história e ele não saber responder, eu não tenho problema em dizer não pois o povão não le mesmo, muita gente até me olha como se eu fosse um E.T quando eu digo que sou assinante de 3 revistas de grande circulação no pais, fora os livros que leio ao ano, então pessoas metidas a leitoras não me torram pois digo não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "eu não tenho problema em dizer não pois o povão não le mesmo"

      Falou tudo!!!

      Excluir
    2. Sim, é verdade! Tem pessoas que pedem emprestado mais por impulso, ou pelo simples gosto de pegar coisas emprestadas ou para posar de leitores para "não fazer feio para o amigo que lê". Já emprestei um livro pequeno e a pessoa estava demorando quase 1 ano para ler porque ficava me dizendo que não estava com tempo para ler. Com a maior cara de pau, soltei: "Então que tal você me devolver? Quando você estiver com mais tempo de ler, te empresto de novo!" Já escutei em resposta: "Mas pra que você quer? Você já leu!" Ora, porque eu COMPREI, eu não peguei de graça, e porque gosto de colecionar livros! Imagina se eu chegasse pra pessoa e falasse: "Me dá o seu Iphone 4! Pra que você quer? Você já usou e já comprou o 4s!" rsrsrs

      Excluir
  12. O último livro que emprestei foi o volume único de As Crônicas de Nárnia, ele voltou para minhas mãos, com uma marca de dobra na CAPA que pegou de cima a baixo, parecia uma cicatriz próxima ao olho direito na cara do Aslam (tadinho rsrs).
    Tive que me controlar pra não pegar minha prima pelo pescoço... kkk
    Acredito totalmente q tenha sido um acidente já que o resto do livro está em bom estado, sem orelhas, riscos... mesmo assim fiquei traumatizado ^^
    O "último" escrito acima significa ÚLTIMO MESMO!!!

    ResponderExcluir
  13. Tem quem empreste, leia, devolva... mas é raro... muito raro... mas acidentes podem acontecer... Se por um milagre divino empresto um livro pra alguém de minha mega confiança, vou cobrá-lo todos os dias que o vir (já fiz isso, amigo de trabalho, leitor sagaz... então entramos num acordo... indicamos livros um ao outro... emprestar, jamais)... Eu amoooooo meus livros... guardo-os carinhosamente em meus livreiros... teria uma biblioteca cheia deles...

    ResponderExcluir
  14. ai, eu tinha lido os 10 motivos pra emprestar livros e não me convenceu. Vi o seu post e resolvi ler. Adorei ! Ri mto com o "aquecer o mercado editorial", virou filosofia de vida. E a maldita roda!Ah, já perdi um container de livros assim. Já derrubaram até TINTURA DE CABELO em cima de um! quem pinta lê um livro emprestado enquanto pinta o cabelo?!!! Grrrr!
    Agr, qndo empresto, vai junto um marca páginas feito por mim, com os dizeres : "Emprestar um livro é uma lição. Devolvê-lo é uma obrigação."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhei os dois lados rsrs... mas a maioria concordou com esta lista!

      Excluir
  15. Fiz até um livro de protocolo para tentar organizar os livros e CDs/DVDs que empresto, mas não tem jeito. As pessoas são terríveis.

    Com essa, acho melhor seguir uma recomendação acima: emprestar só os que vc não quiser mais. Aí não tem sofrimento...

    ResponderExcluir
  16. Nossa! Amei essas dicas para não emprestar livros. São muito engraçadas, me identifiquei com todas elas. Sempre denfendi a teoria de que emprestar meus livros ou "meus filhos", somente para pessoas de extrema confiança. Um dia desses emprestei um livro do Augusto Cury, para uma amiga e o gato dela fez xixi em cima dele. Acho que ele estava precisando de auto-ajuda, só pode! Aí ela ficou sem graça e comprou um novo para mim. Outra coisa que eu costumo fazer e falar sobre o que leio com qualquer pessoa interessada, mas não digo que eu tenho o livro "x". Meus livros são guardados em armário fechado com chave...prefiro ser chamada de seguidora de preceitos católicos do que não vê-los nunca mais. 99% dos emprestados não retornam mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. I am genuinely grateful to the owner of this website who has
    shared this great paragraph at here.

    my page; insomnia quotes
    Also see my website: insomnia vs narcolepsy

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Me vi muito nesse post! Pois emprestei o meu Guerra dos Tronos (que custou mais de 50 reais!!!) a um amigo que estudava comigo em agosto do ano passado. No penúltimo dia de aula, pedi educadamente o livro de volta; mas o destino e a falta de rapidez dele me foram cruéis, pois ele me revelou que ainda não tinha acabado, e que prometia que ia adiantar. Fiquei com pena, e comentei que seria até legal, pois seria um motivo a mais e importante para nos reencontrarmos. Acontece que até hoje esse reencontro tãaaao esperado não ocorreu ;(

    ResponderExcluir
  20. Essa é A LISTA! Concordo demais com o que você disse, hahaha!

    Abraços,
    www.ps-carpediem.blogspot.com/ passa la :)

    ResponderExcluir
  21. Eu não me importo com essas coisas, prefiro ter um amigo de carne e osso do que de papel. Livros são só um amontoado de papel impresso, não tem o porquê ficar acumulando se você não vai ler novamente, tem mesmo é que compartilhar o conhecimento, mesmo que este nunca mais retorne de sua viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você os ganha de graça? Não gasta dinheiro com eles? Ou você é rico ou não tem apego nenhum mesmo pelas coisas materiais, porque senão seria a mesma coisa que eu te pedir qualquer coisa que você comprou só porque você não está usando mais. Faria sentido?

      Excluir
  22. Meio complicado você ter a bondade de emprestar um livro no qual pagou caro (na maioria das vezes), e depois a pessoa te entregar todo bixado. Eu tenho o costume de ler dentro do ônibus quando estou indo pro colégio, por isso, a capa do meu livro tem umas orelhinhas mínimas devido a mochila mas, um dia desses, emprestei um livro de 30 capítulos pra um "amigo" e ele só leu 3 capítulos em 2 semanas; Durante a aula pedi a ele pra ver o estado do meu livro, e quando o peguei, me deparei com orelhas e marcas de pontas de caneta (como se tivessem escrito por cima). Fiquei p*to da vida, tomei o livro de volta e mandei ele tomar vergonha na cara e só pedir um livro emprestado se REALMENTE tiver o interesse de ler, e ainda com os devidos cuidados. Depois desse acontecimento só empresto meus livros a duas pessoas de extrema confiança (minha irmã e uma amiga minha), porém, ainda duvidoso e morrendo de medo. VISH!

    ResponderExcluir
  23. Hahaha... adorei!!! Nesse post encontramos as grandes verdades do universo!! Acho que já vai fazer uns 3 anos que emprestei 2 livros pra minha amiga, um da Agatha Christie e o outro O Diário de Anne Frank... Resultado, eu nunca mais vi nem a sombra desses livros, e tenho certeza que nunca mais os verei... Eles simplesmente foram tragados da face da Terra.Triste,pois eu adorava o Diario de Anne Frank, e sinto francamente sua falta na minha estante de livros. Mas a cereja do bolo está por vir: nunca poderei me esquecer do dia que emprestei um livro do Harry Potter para meu Pai. Além dele ter enrolado meses pra me devolver e não ter lido (massa!) ainda deixou o livro dentro de uma gaveta úmida e escura. Sem brincadeira, a contra-capa do livro MOLHOU, EMBOLOROU E FICOU T-O-D-I-N-H-A PRETA. Afffffff Quando eu vi queria matar meu pai!!! Sei que não é por maldade, mas as pessoas simplesmente não compreendem o significado que um livro pode ter na vida de quem o emprestou!!!!

    ResponderExcluir
  24. Completamente desatualizado! Veja em: BookCrossing.com
    Livros livres é bom para todos!

    ResponderExcluir
  25. "cara de felicidade ao reencontrar aquele amigo que te pediu Guerra dos Tronos para ler, e nunca mais devolveu? Pois é, se você não tivesse emprestado, não teria esse clima;"

    Sério cara? Essa foi para mim... Cade o meu primeiro volume da saga?! E eu me lembro para quem emprestei? -.-"

    ResponderExcluir
  26. Eu empresto meus livros, mas só para minhas amigas (amigas mesmo) porque elas vão cuidar muito bem dos meus livros...

    ResponderExcluir
  27. Sobre quem falou em compartilhar livros... compartilhe-os quando você não tiver a menor pretensão de recebê-los de volta... ou então doa logo para uma biblioteca! e sobretudo não empreste se você vai precisar dele (como emprestar para aluno fazer trabalho, por exemplo...)!!!

    ResponderExcluir

  28. Bom,

    eu sou bem assim, até empresto para algumas pessoas mas ja aviso que se: rasgar, amassar, sujar, riscar e dobrar a capa, eu quero um novo.

    E nem adianta vir com a conversa que ai foi so um risquinho mas esta igual, porque nao esta igual esta com o risquinho.

    Sou muito louca?

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Emprestei meus livros novos nem havia lido ainda, chegaram com orelhas, lombadas marcadíssimas, a capa da trilogia ta em um estado lastimável e eu fiquei triste porque trato o livro dela do jeito que trato os meus. Eh lamentável!

    ResponderExcluir
  31. Emprestei um para um primo e messes depois vi na casa de um tio. Depois deste dia nunca mais vi o livro. Posso perder amizade, parentes, mas nunca perderei un livro novamente!

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Eu já passei muitos por isso. Devo ter uns 20 livros pelo mundo vagando em buracos negros literários. Já teve gente que passou quase 2 anos com o livro. Como pretendo comprar uma boa estante pra acomodar pelo menos uns 500 livros, vou comprar um livro de atas e registrar data, prazo de término da leitura e p nome com assinatura do fulano requerente. Só assim pra reduzir as perdas. :|

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem